A ideia de que investir para aqueles que ganham muito está ultrapassada. Isso pelo fato de que com cem reais você já pode iniciar seus investimentos em determinados bens e ter lucro. Onde investir com pouco dinheiro?
Conheça 5 opções para iniciar os investimentos com poucos recursos que vão além da poupança!
Onde investir com pouco dinheiro?
1. LCI
De fato, a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) é um instrumento de dívida que os bancos apresentam para pegar recursos para o mercado de imóveis.
Funciona assim: quando você “empresta” recursos para uma instituição você recebe uma determinada taxa. Isso pode ser devido, por exemplo, à famosa Selic ou CDI, que é um indicador muito similar da taxa básica de juros.
É um investimento seguro, pois é garantido pelo Tesouro Garantidor de Crédito (FGC), e tem uma boa vantagem: é isento de imposto de renda!
Isso indica que a renda de LCI, tal como a poupança, é completamente livre de tributos.
Em suma, você pode solicitar o LCI por apenas cem reais. E a lucratividade em um ano é até trinta por cento maior do que a poupança.
Não acredita? Efetue uma simulação sobre e descubra como aplicar o seu dinheiro investindo em LCI.
2. CDB
O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um aplicativo de títulos emitido por bancos que visam pegar recursos de investidores.
Também é credenciado pelo FGC e entrega retornos indexados em índices como IPCA e CDI. Mas, diferentemente do que acontece com a LCI, no CDB é faturado imposto de renda. Segundo a tabela de regressão começando em 22,5 % e terminando em 15 % a depender do período de aplicação. Exatamente por se beneficiar do desconto de IR, os CDBs não são tão rentáveis do que os LCIs.
Para achar a melhor alternativa, não basta observar apenas o percentual de CDI oferecido por cada aplicação. É necessário considerar o lucro líquido da CDB, ou seja, excluindo o imposto de renda. Para criar esta conta basta conferir quais as melhores opções para você investir.
Outro benefício é que o CDB em algumas instituições vem com limite de crédito adicional. Quando você investe uma certa quantidade, o dinheiro será devolvido na forma de crédito no seu cartão. Seja para ampliar ou aumentar o seu crédito o CDB é uma boa escolha. Ao comprar, o investimento tem um retorno maior do que poupança.
3. Tesouro Direto
De fato, os títulos do Tesouro Nacional consistem em uma alterativa segura, acessível e lucrativa para aqueles que querem iniciar seus investimentos com poucos recursos.
Por apenas R$ 30, você pode comprar uma fração da ação que pode ser taxa fixa pré ou pós-fixada. Na pré-fixada o retorno é definido no início, no segundo caso o retorno pode variar, por exemplo, dependendo da taxa de juros.
Para investir no Tesouro Direto, basta estar cadastrado em uma instituição credenciada do Tesouro Nacional. Apesar de ser uma opção atrativa, rentável e segura, é preciso que você conheça um pouco sobre o mercado para efetivamente realizar aportes nessa modalidade de investimento. Entretanto, pode ser uma boa opção especialmente para investidores de perfil mais conservador.
4. Fundos de Investimentos
Em suma, se você procura liquidez, segurança e diversidade em seus investimentos, os fundos são uma ótima forma de iniciar com poucos recursos.
Investidores, também conhecidos como cotistas aplicam um pedido de adesão ao fundo. Esses fundos são transformados em cotas, onde cada investidor detém uma parcela dos ativos da carteira. O investimento é administrado por um administrador especializado, que dispõe os recursos em distintos ativos, procurando maior lucratividade.
Além disso, ao investir, você igualmente pode escolher um fundo de investimento com retorno. Ou seja, você aplica e ainda obtém cashback diretamente na sua conta!
5. CRI
O CRI, Certificados de Recebíveis Imobiliários, é um produto de rendimento fixo, lastreado em procedimentos do setor imobiliário.
Um dos principais benefícios dos CRIs é que eles estão isentos de todos os impostos de renda. Além disso, a lucratividade costumeiramente é maior do que outras alternativas de renda fixa. De fato, são investimentos de longo prazo, caracterizados por uma taxa fixa ou flutuante, geralmente associada a índices como CDI ou IPCA.
Você decide qual a melhor opção para você e igualmente qual a melhor validade para o seu CRI.