Conhecer o melhor investimento hoje ou qual rende mais ou ainda até onde devo investir é uma dúvida comum entre os iniciantes. Quando você entra no mundo das finanças é relevante planejar atentamente todos os passos.
Investir é uma escolha sábia, e nós o parabenizamos apenas por esta etapa! Esta escolha coloca você acima de grande parte das pessoas.
Mas, antes de realizar investimentos, é preciso conhecer o mercado e conseguir distinguir o que realmente são chances de investimento e bons investimentos financeiros. Aqui estão alguns fundamentos para ajudá-lo a iniciar na direção certa.
Como reconhecer o melhor investimento hoje?
Para determinar o melhor investimento, não basta apenas procurar aplicações que ofereçam o maior retorno. Na verdade, a primeira coisa é se entender e ter propósitos claros. Isso é muito importante, pois não há fórmulas prontas ou melhores rankings de investimento.
Respostas para perguntas “Onde investir” é mais complicado do que você pensa. Isso devido ao fato de que um bom investimento está relacionado as seguintes características:
- Seus objetivos;
- Potencialidade de contribuição;
- O prazo em que você deixa o dinheiro investido;
- Estrutura emocional para gerir os riscos.
Tanto em renda fixa como em renda variável há uma boa oportunidade de ganhar dinheiro com o seu dinheiro. O que vai determinar o modelo perfeito será a sua motivação de lucratividade para o capital investido.
Se você é um iniciante você tem que se perguntar “Como saber minha demanda por lucro?”. Inicie com matemática simples: se você conhece quanto possui hoje e quanto deseja ter em um determinado período de tempo, pode determinar a porcentagem que seu dinheiro precisa para aumentar nesse período.
Para personalizar esse conhecimento encontre o melhor programa ativo financeiro para você. Leia e estude sobre o conteúdo e particularidades desse ativo.
Melhor aplicação para a reserva de emergência
O passo inicial para iniciar os investimentos é construir sua própria reserva de urgência, ou se quiser, pode chamá-la de reserva de descanso, já que ela proporciona isso.
Essa reserva é uma finança que assegura sua estabilidade às vezes quando você não tem renda, ou quando a renda por si só não é suficiente para eventos incomuns.
Esse recurso não aumentará sua riqueza com uma lucratividade fantástica, pois essa não é sua função. O ponto chave para essa reserva é a liquidez. De outra forma, é significativo ter seus recursos sempre à mão caso você precise deles de repente.
Para manter o dinheiro investido em liquidez para reservas de urgência. Existem várias alternativas, veja algumas:
1. Tesouro Selic
Tesouro Selic é uma aplicação fixa por meio de títulos públicos. Como você tem liquidez diária, pode resgatar o dinheiro a qualquer momento.
É um título de taxa flutuante cujo retorno depende da variação da taxa de juros Selic, que é a taxa básica de nossa economia.
Esse é o tipo de investimento financeiro que pode ser usado para uma reserva de urgência e para metas que você sabe que precisa atingir no curto prazo. É possível solicitar o Tesouro Selic pelo portal do investidor, que é a plataforma Tesouro Direto, ou por meio de bancos e corretoras.
Todas as informações sobre o Tesouro Selic e demais títulos podem ser achadas no site do Tesouro Direto. Estão lá informações a respeito das taxas, valor mínimo de aplicação e datas de vencimento dos subtítulos. Além disso, também é possível realizar simulações para verificar a competência tributária e de renda.
2. CDB liquidez diária
Em suma, o CDB (Certificado de Depósito Bancários) é um instrumento de dívida que se recomenda guardar para emergências. No entanto, certifique-se de escolher um com liquidez diária em vez de um com longo prazo e sem liquidez.
Possua em mente que a premissa da reserva de urgência não é a rentabilidade, é a praticidade de ter o dinheiro em mãos quando necessitar.
No caso do CDB, o princípio é semelhante ao dos títulos públicos. No entanto, quando você empreste dinheiro ao governo você está emprestando dinheiro para o governo, no CDBs você empresta para instituições financeiras.
3. Contas remuneradas
De fato, as contas de recompensas são serviços bancários e contas digitais que permitem aos clientes depositar dinheiro em suas contas correntes sem alocá-los em nenhum ativo específico, a exemplo temos o Nubank e PicPay.
Nos bancos convencionais, essa remuneração tende a ser muito baixa, até inferior a cem por cento do CDI. Mas, com o desenvolvimento das fintechs, é possível achar contas com retorno superior a cem por cento do CDI.
As contas remuneradas não podem ser consideradas investimentos ou investimentos financeiros. É outra forma de ganhar dinheiro, pelo menos um pouco sem a necessidade de um sistema burocrático.