O investimento para jovens tem se tornado cada ve mais comum entre essa geração. Com a realidade de crise e constante instabilidade econômica dos últimos anos no Brasil, muitos pais passaram a ensinar os seus filhos sobre o importante do controle financeiro.
Mas, apenas poupar dinheiro não é suficiente. É necessário entender sobre os juros e usá-los ao seu favor, de forma que seja possível garantir os lucros.
Se você tem uma quantidade de dinheiro reservado na conta e não tem muitas informações do que fazer, aqui você vai encontrar boas informações para sair dessa situação. Por mais que muita gente pense que o ramo de investimentos seja um assunto apenas para especialistas, é possível ter acesso a muitas informações na internet.
Eu consigo investir sendo muito jovem?
Essa dúvida é comum entre os adolescentes e jovens, por isso é bom ficar claro que quanto antes você aprender e começar investir, melhor será para você. No mercado de investimento existem investimentos a partir de trinta reis, ou seja, não é necessário dispor de muito dinheiro como se pensa.
O mais aconselhável é, a partir da sua idade, encontrar uma corretora ou banco para entender qual a conta mais adequada para você e quais as suas opções. Feito isso, você parte então para entender melhor sobre os produtos e investimentos que vão se enquadrar nas suas necessidades.
Pessoas que estão começando a investir tendem a preferir investimentos com risco menor e mais conservador, como títulos do Tesouro Direto ou ainda os chamados títulos de Renda Fixa: LC, LCA, LCI ou CDB.
Já os produtos de renda variável também estão disponíveis nas corretoras, porém para quem está começando é bom ter bastante cuidado pois são investimento de risco mais elevado.
Existe uma melhor forma de investimento para jovens?
Tenha em mente que você precisará de algumas práticas para investir melhor a cada dia. Confiram algumas das nossas dicas:
Procure entender o produto que você tem interesse em investir, pois o conhecimento fará com que você não perca dinheiro.
Tenha em mente que é possível começar com pouco. Existem títulos do Tesouro Direito a partir de trinta reais.
Faça investimento todos os meses. A constância é um hábito que te ajudará bastante.
É importante ter bastante paciência, pois o processo é longo.
Mantenha o controle do seu orçamento e fique atento sempre às entradas e saídas financeiras.
Esteja preparado para, eventualmente, perder alguma quantia de dinheiro. Principalmente para quem vai iniciar na renda variável. Por isso é importante estudar bastante antes.
Retorno financeiro ao longo do tempo
Estudar e investir de forma organizada e inteligente é importante. Por isso, é bom estar sempre se atualizando sobre os movimentos do mercado financeiro e seus impactos econômicos, como mudanças políticas por exemplo.
Com os estudos, sugerimos que você diversifique seus investimentos e não invista em apenas um único tipo de produto.
Aposentadoria é apenas para quem trabalha?
Sim, é importante que os adolescentes já comecem a pensar nisso. Sabemos que é difícil para a maioria dos jovens pensar em situações distantes, porém quanto antes melhor.
Entre os dezesseis e vinte e nove anos é comum que seja considerada a fase da construção da carreira e experimentar coisas. Por isso, geralmente é a fase de estruturação e onde é possível investir valores menores.
Já entre os trinta e quarenta e cinco anos, geralmente tende a ser uma fase de mais estabilidade e aumento de renda. Por isso, espera-se que que os aportes de investimentos sejam maiores.
Pessoas entre quarenta e seis e cinquenta anos é a fase de consolidação da carreira e onde começam os pensamentos de diminuir o ritmo e trabalhar menos.
Por isso, deixar para pensar na aposentadoria apenas na fase dos cinquenta anos pode ser um tiro no pé. Por exemplo, quem começa a pensar na aposentadoria na faixa dos vinte anos, terá trinta anos de rentabilidade. Assim, usar esse tempo todo ao seu favor é fundamental para alavancar os seus ganhos.
Outra questão é não deixar os planos de aposentadoria apenas a cargo dos órgãos públicos. Com tantas mudanças políticas, isso pode não ser vantajoso pois você pode se prejudicar.
Por isso, entender o funcionamento básico do mercado financeiro e sobre os investimentos, vai te fazer ter uma vida mais equilibrada.