Como investir no tesouro direto: 5 passos infalíveis

como investir no tesouro direto

Através do tesouro direto, você empresta um quantia de dinheiro para o governo, através da compra de títulos públicos. Mas como investir no tesouro direto? É possível fazer isso sozinho ou é necessário ter um especialista?

Se você deseja saber mais sobre como investir no tesouro direto, continue lendo esse artigo que preparamos para você!

O que é o tesouro direto?

Bom, como já mencionado no início do artigo, se trata da compra de títulos públicos. Até ai tudo bem! Mas o seria isso? 

Títulos públicos nada mais são do que formas criadas pelo governo para arrecadar dinheiro para o pagamento das dívidas públicas. 

Dessa forma, você empresta seu dinheiro para que o governo possa ter recursos para trabalhar e depois você recebe novamente com juros mais vantajosos que o da poupança?

Para ajudar você a entender como investir no tesouro direto, preparamos um passo a passo que você encontra logo abaixo.

Características do Tesouro Selic

Aqui vamos destacar as principais características do Tesouro Selic, para que você não tenha dúvidas quanto ao perfil necessário para investir nessa modalidade de investimento. Afinal, para o sucesso no mundo dos investimentos, não podemos ter dúvidas quanto às decisões tomadas.

Tesouro Selic é uma modalidade de investimento destinada ao investidor conservador que busca segurança na hora de investir, mesmo que essa segurança signifique uma rentabilidade mais baixa. 

A rentabilidade do Tesouro Selic é de fato menor do que outras opções de investimento, mas possui alta liquidez e risco de perda praticamente inexistente.

No setor de investimentos existe um fator importante que deve ser levado em consideração na hora em que você for escolher onde aplicar o seu dinheiro. 

É a chamada liquidez, em outras palavras, a rapidez em que o título ou ação pode novamente se transformar em dinheiro e isso afeta diretamente a sua rentabilidade. 

Quanto maior a liquidez, menor a rentabilidade, assim como a segurança do investimento também interfere igualmente no quanto ele rende. 

Quanto menor a liquidez, ou seja, o tempo em que esse título pode ser transformado em dinheiro assim como o maior risco de perda, maior a sua rentabilidade.

O rendimento do Tesouro Direto Selic corresponde integralmente ao valor da taxa Selic relativa ao período. Para determinar a taxa de rendimento mensal basta apenas dividir o percentual da Selic no ano pelos doze meses equivalentes. 

Passo a passo de como investir no tesouro direto

Passo 1: se associe a uma instituição de finanças

Ao contrário dos bancos, as instituições financeiras são focadas em cuidar do seu investimento da melhor forma possível. Além disso, as taxas cobradas são menores.

De início, pode até parecer complicado se associar a uma, contudo o processo é muito menos burocrático do que a abertura de uma conta no banco, por exemplo. Além disso, tudo é feito 100% online, com isso, não importa a localização em que a instituição se encontra.

Passo 2: tenha conhecimento sobre os títulos

Para saber como investir no tesouro direto, é preciso que você entenda um pouco mais sobre os títulos públicos. Eles são divididos em três grupos, cada um com objetivos diferentes:

  • Tesouro Selic

O primeiro grupo de título públicos é o tesouro Selic. Através da taxa Selic é que seus rendimentos são gerados. Por exemplo, se no ano em que você investiu estiver com uma taxa de 4%, esse será a média em porcentagem do seu rendimento. (Geralmente um pouco abaixo por questão de impostos e outras taxas).

Esse tipo de investimento é ideal para quem está pensando a curto prazo, ou seja, deseja investir por pouco tempo, apenas alguns meses e ganhar mais juros que na poupança.

  • Tesouro prefixado

Esse é o tipo de investimento em que você sabe o quando irá ganhar em questão de rendimento quando há o vencimento. 

O tesouro prefixado é ideal para quem busca uma forma de investir a médio prazo, em torno de 3 anos, de forma segura e rentável. 

  • Tesouro IPCA

O tesouro IPCA é o investimento que varia conforme a inflação somado com uma taxa pré-estabelecida. 

Esse é o investimento ideal para aqueles que desejam investir a longo prazo, sem que o dinheiro perca valor por causa da inflação.

Passo 3: tenha em mente os seus objetivos

Antes de saber como investir no tesouro direto, é preciso que você tenha bem definido o que espera da sua vida.

Digo isso, porque se você comprar um título com grande tempo, digamos que para 30 anos, você não pode querer fazer grandes investimentos materiais, como comprar uma casa daqui 5 anos.

Passo 4: entenda os riscos associados

Por se tratar de uma renda fixa, teoricamente não há grandes riscos associados. Contudo, isso é verdade se você permanecer com o dinheiro investido no tempo correto.

Calma, eu vou explicar. Sempre que você compra um título, ele vem com um dia de vencimento. Isso significa que você deve deixar o seu dinheiro investido lá até essa data, caso contrário, pode acabar perdendo dinheiro.

Vale lembrar que esse tipo de risco está associado aos investimentos de tesouro prefixado e o IPCA.

Passo 5: compre o título que você deseja

Depois de entender mais sobre como investir no tesouro direto, é hora de você finalmente realizar a compra do título. 

Geralmente eles são oferecidos em forma de tabela. Dessa forma, você poderá ter todas as informações lá presentes, e será mais ou menos assim:

Nome do títuloData de vencimentoRentabilidade pré-definidaPreço do título

Vale lembrar que o preço mínimo estipulado em 2022 para a compra de títulos é de 30 reais. Ou seja, com um investimento de apenas 30 reais você já pode saber como investir no tesouro direto na prática.

Deixe um comentário

Notícias

IPCA: você sabe o que é?

A inflação, medida por índices como o IPCA, é uma peça-chave para o governo, empresários e investidores, pois revela como os preços de produtos e serviços estão mudando. O IPCA é utilizado para ajustar salários, contratos e benefícios, sendo um indicador indispensável para quem precisa planejar o futuro e tomar decisões financeiras. Quer saber o […]

Read More
Notícias

Liquidez: você sabe o que é e qual a importância?

Quando se fala em investimentos, o primeiro pensamento costuma ser o retorno financeiro, ou seja, quanto dinheiro será possível ganhar a partir de determinada aplicação. No entanto, há um outro aspecto crucial que muitas vezes é negligenciado: o risco envolvido. E um dos maiores riscos que o investidor pode enfrentar está relacionado à liquidez, ou seja, à […]

Read More
diversificação de investimentos
Notícias

Diversificação de investimentos: conheça a importância

Para muitos iniciantes no mundo dos investimentos, a ideia de concentrar seus recursos em ativos que prometem altos retornos pode parecer a estratégia mais atraente. No entanto, essa abordagem frequentemente ignora a importância crucial da diversificação de investimentos. De fato, diversificar sua carteira é mais do que apenas uma prática recomendada; é uma estratégia fundamental para fugir dos […]

Read More