Você certamente já ouviu falar sobre o Bitcoin, não é mesmo? Essa criptomoeda é, sem dúvida alguma, a mais conhecida de todas. Mas você sabe como ela funciona?
Para ajudar você a entender mais sobre como funciona o Bitcoin, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que é Bitcoin?
O Bitcoin é uma moeda digital virtual. Ela é protegida por um protocolo de criptografia e não é controlada por nenhuma autoridade central.
Criado em 2009 por uma pessoa sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto, foi originalmente projetado como um método de pagamento que não estaria sujeito à supervisão do governo, sem taxas de transação ou transferência, ao contrário da moeda tradicional.
Em 2010, um Bitcoin foi listado em cerca de 0,003 centavos. Em outubro de 2017, seu preço havia ultrapassado US$4.200. No entanto, seu valor permanece volátil com muitas variações.
Durante esse período, centenas de criptomoedas apareceram, cada uma com características e aplicações únicas. Mas poucas delas têm valor significativo.
Moeda ou matéria-prima?
O Bitcoin foi originalmente projetado como um método de pagamento e, em alguns casos, funciona como tal.
Mas atualmente é muito volátil e seu uso não é generalizado o suficiente para se tornar uma alternativa real às moedas fiduciárias. Para isso, os comerciantes precisariam ajustar seus preços todos os dias para acompanhar as mudanças de preços.
Isso significa que o Bitcoin é usado principalmente como investimento, sendo mais comparado ao ouro e outros metais preciosos do que moedas tradicionais.
Como as matérias-primas, seu valor não é influenciado pelo desempenho de uma determinada economia e não é afetado pelas políticas monetárias.
Observe que, embora o Bitcoin não seja afetado por muitos fatores que influenciam as moedas tradicionais, há vários fatores que ele deve enfrentar.
Como funciona o Bitcoin?
O Bitcoin precisa de dois mecanismos subjacentes para funcionar: Blockchain e mineração.
O Blockchain é um banco de dados distribuído que contém todas as transações em Bitcoin realizadas até agora. Essas transações são agrupadas na forma de “blocos” que são criptograficamente protegidos durante a fase de mineração e vinculados.
O Blockchain é acessível a todos a qualquer momento. Ele só pode ser modificado com o acordo da maioria da rede e seu poder de computação. Isso significa que é praticamente impossível modificá-lo retroativamente, que não tem pontos fracos e que não é vulnerável a erros humanos.
Mineração é o processo pelo qual os blocos são protegidos, após o qual novas unidades de criptomoedas são colocadas em circulação.
Os mineradores são responsáveis por verificar transações e protegê-las criptograficamente resolvendo algoritmos complexos.
Os mineiros exercem controle significativo sobre o Bitcoin por causa de seu papel crucial na rede, especialmente porque a mineração agora é uma atividade muito lucrativa.
Uma vez que essas unidades estejam em circulação, elas podem ser trocadas livremente em uma bolsa de valores e salvas em uma carteira virtual.
Que impacto o Bitcoin teve?
O Bitcoin permitiu novos modelos de negociação. A Dumbo Moving Company, com sede em Nova York, foi manchete em dezembro de 2017, quando começou a aceitar criptomoedas.
Quando trabalhava em uma cidade internacional, a empresa recebia muitos pedidos de clientes que queriam pagar com cartão de crédito no exterior.
Ao contrário dos cartões de crédito suscetíveis a atrasos e fraudes, o Bitcoin é uma criptomoeda universal que funciona da mesma forma para todos no mundo.
Também é semelhante ao dinheiro, no sentido de que a troca da moeda dá ao destinatário a tranquilidade de que a transação não pode ser revertida.
Várias empresas começaram a aceitar o Bitcoin como forma de pagamento. A Microsoft aceita pagamentos em sua loja online, enquanto a Wikipédia aceita doações na criptomoeda.
Também é sabido que pequenas empresas no Etsy e Instagram aceitam o Bitcoin como um método de pagamento internacional seguro que não requer nenhuma configuração.
Como o Bitcoin é usado?
Como meio de pagamento
Como já dito, várias empresas já aceitam o Bitcoin como método de pagamento, embora ainda sejam uma minoria. Estes incluem, por exemplo:
- WordPress
- Microsoft
- Virgin Galactic
- Wikipédia
Claro, esses grandes nomes têm a infraestrutura necessária para processar criptomoedas. Mas dada a incerteza sobre sua regulamentação e a volatilidade do mercado, não é de surpreender que a integração do Bitcoin não tenha se tornado mais comum.
Como base tecnológica
Muitas empresas ignoram a própria moeda e estão interessadas no banco de dados descentralizado no coração do Bitcoin.
A tecnologia por trás do Blockchain já permitiu o surgimento de uma série de novos modelos de negócios nas áreas de pagamentos internacionais, desenvolvimento da web e proteção de dados.
Além disso, vários fundos estão buscando investir em projetos que explorem o potencial do Blockchain, despertando o interesse de centros financeiros internacionais em criptomoedas.
Gostou de saber mais sobre como funciona o Bitcoin? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!