Para saber como começar a investir, você precisa fazer um planejamento financeiro, saber mais sobre as alternativas do mercado, ver qual é o seu perfil de investidor, abrir uma conta em um corretor e selecionar onde fazer seus primeiros investimentos. Vale ressaltar, que mesmo com pouco recurso, é possível adquirir os primeiros ativos, tanto com rendimento fixo quanto variável.
Iniciar algo nem sempre é uma tarefa fácil. Despedir-se da rotina e estudar algo novo pode desafiar diversas pessoas. Mas certamente mudar é algo bom.
A conhecida frase “saia da zona de conforto” diversas vezes sinaliza uma mudança para algo melhor. É aquela vontade de superar a preguiça e ir para a academia ou aquele som pedindo cautela que te impossibilita de adquirir algo por capricho, só porque está em promoção.
Se você costumeiramente fica pensando no futuro e quer estudar como iniciar os investimentos para assegurar uma vida mais tranquila no futuro, agora é a hora.
Através deste post você aprenderá como se transformar em um investidor. Nosso propósito é demonstrar a você que essa opção não é tão difícil quanto pode parecer e esperamos que ao final você se sinta à vontade para iniciar seus investimentos.
Como começar a investir?
Por vezes, o passo inicial pode parecer o mais difícil. Muita gente não sabe qual método é melhor. Mas estudar como iniciar os investimentos é muito mais fácil do que você pensa.
Nunca desista antes de iniciar um projeto que possa assegurar um futuro mais tranquilo para você e sua família. Confira nosso passo a passo de como passar a investir agora:
- Tenha um planejamento financeiro
- Conheça o mercado
- Escolha um corretor para seus investimentos
- Conheça seu perfil
Vamos conhecer agora cada um desses passos.
1. Tenha um planejamento financeiro
Você não escolhe um ônibus sem ter conhecimento de para onde ele está indo, não é? A premissa é a mesma aqui. Antes de iniciar seus investimentos, você deve ter uma ideia clara de quais objetivos deseja conseguir.
Parece um conselho bobo no começo porque no final você pensa que todo mundo realmente quer ficar rico? Bem, não é uma regra tão clara assim.
Muita gente tem propósitos mais específicos, como viajar pelo mundo, comprar um apartamento, planejar um casamento dos sonhos, estudar no exterior, se aposentar na casa dos 40, etc.
Os benefícios financeiros são óbvios, mas quais resultados você realmente anseia? Com isso em mente, agora é a hora de começar a economizar e arrecadar dinheiro para tornar seus projetos em realidade.
Você cogitou investir o aluguel ou as compras do mês? Nunca. Os fundos de investimento devem ser mantidos separados das despesas mensais. Isso indica que, se você estiver com um orçamento espremido e não tiver dinheiro para economizar, primeiro deve retomar o controle financeiro para poder economizar dinheiro para seus investimentos.
2. Aprenda sobre o mercado financeiro
Isso indica que você necessitará ir para a faculdade de economia? Não se preocupe, nada parecido com isso. Nosso conselho aqui é começar a pesquisar o mercado e compreender como ele opera.
Com maior compreensão sobre o tema você toma decisões mais assertivas e aumenta suas chances de êxito. Ler livros, blogues, portais, além disso acompanhe as rotinas de muitos profissionais da região.
E se você ainda não se sentir preparado para começar você mesmo? Busque ajuda profissional. Você poderá conversar e esclarecer suas dúvidas com os profissionais certificados, além de poder realizar formações práticas, gratuitas e on-line.
3. Escolha a corretora na qual deseja investir
Essa seleção parece fácil, mas não é. Determinar em qual instituto investir é uma escolha muito relevante. Afinal, você será seu parceiro na procura de melhores resultados.
Há vários tópicos que você deve analisar para selecionar a mais preparada para você.
4. Descubra seu perfil de investidor
Lembra como dissemos que você precisava saber para onde queria ir? Este é um passo importante para entender o seu perfil de investidor. Mas não se inquiete, porque não há necessidade de essa descoberta sozinho.
Isso significa auxiliar os investidores a realizar investimentos melhores segundo suas expectativas. Bancos e corretoras devem fornecer formulários a todos os clientes antes que possam começar a investir.
Depois de responder as perguntas como “por quanto tempo você quer investir” e “qual é a sua tolerância ao risco, seu corretor lhe dirá qual é o seu perfil e quais os melhores termos de investimento para você.