Empréstimo pessoal: 8 erros que você está cometendo

empréstimo pessoal

Comprar um carro ou uma casa, costuma ser uma grande despesa e você pode optar por fazer um empréstimo pessoal para isso. Isso é algo válido e muitos brasileiros optam por isso. Mas apenas certifique-se de não cometer certos erros.  

Assim sendo, você deve levar em consideração os termos e condições do empréstimo pessoal, que podem variar consideravelmente. 

Neste sentido, por exemplo, com um empréstimo pessoal, os juros geralmente permanecem os mesmos e o prazo é fixado antecipadamente, para que você saiba o quanto irá pagar. 

Para ajudar você a entender mais sobre o empréstimo pessoal, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Em primeiro lugar, o que é um empréstimo pessoal?

Os empréstimos pessoais são aqueles que, também, são conhecidos como empréstimos ao consumidor. Estes são oferecidos pelos bancos aos cidadãos, sendo o objetivo disso poder adquirir algum bem ou serviço que possa ser necessário.

Os empréstimos pessoais, antecipam o capital ao consumidor, que tem a obrigação de devolver esse capital ao credor, bem como os juros gerados pelo empréstimo concedido.

Os empréstimos ao consumidor geralmente apresentam uma taxa de juros mais alta, bem como uma quantia menor.

Isto porque são empréstimos que apresentam um maior risco de inadimplência.

Empréstimo pessoal: 8 grandes erros que você não sabe que está cometendo

Os vendedores às vezes oferecem pagamentos parcelados, onde o ativo é realmente seu quando a última parcela do empréstimo é paga. Assim sendo, se você não puder pagar o empréstimo, o ativo será confiscado e você perderá as parcelas que já pagou. 

Suponha que o banco X seja 0,10% melhor que o banco Y, isso supera o seguro contra incêndio que acaba sendo duas vezes mais caro com o X? E você já colocou os custos de documentação do banco Y e os custos de estimativa na balança? 

São pequenos detalhes que as vezes são confusos para quem não saber como fazer um empréstimo pessoal. Assim sendo, aqueles que estão um pouco perdidos, devem ler algo sobre os erros do iniciante durante a busca por um empréstimo pessoal:

1.    Antes que você perceba, você paga muito

Quando você deseja fazer um empréstimo com um banco, eles geralmente oferecem opções adicionais. Não seja pego por isso! Algumas instituições oferecem seguros que realmente agravam o preço das parcelas. 

2.    Falar muito

Ao falar com o vendedor, não conte muito. Por exemplo, não diga o quanto você ganha por mês. O vendedor não precisa saber disso.

3.    Não olhar atentamente para a sua credibilidade

Antes de comprar um ativo, dê uma boa olhada na sua posição financeira. Os compradores que não sabem qual a capacidade financeira que possuem estão à mercê daqueles que estão tentando lhes vender um empréstimo.

E, portanto, as condições de um empréstimo ou taxa de juros geralmente não são tão favoráveis ​​quanto poderiam ter sido. 

4.    Não ter alternativa

Não se deixe seduzir pela oferta de um vendedor, mas também vá a um banco ou outra instituição que ofereça empréstimos. Isso melhora sua posição de negociação. 

5.    Multas por reembolsos adicionais

Se você tiver dinheiro sobrando, é aconselhável pagar seu empréstimo mais rapidamente, porque você economizará dinheiro com juros. 

Entretanto, algumas pessoas só descobrem depois de tomarem seu empréstimo que não podem pagar sem serem penalizados. Então preste atenção nisso ao fazer o seu empréstimo pessoal.  

6.    Empréstimo de longo prazo

Pode ser tentador optar por um empréstimo de longo prazo, porque você precisa pagar menos a cada mês. 

No entanto, a diferença entre um empréstimo de três anos e um empréstimo de cinco anos no mesmo valor, com a mesma taxa de juros, pode custar milhares de reais em pagamentos de juros. Assim sendo, fique com o empréstimo de curto prazo, se puder pagá-lo. 

7.    Escolher apenas pela taxa de juros

Escolher impulsivamente, apenas pela menor taxa de juros, é um erro clássico do empréstimo pessoal. Neste sentido, há muitos fatores cruciais envolvidos.

Tais como a variabilidade da taxa de juros e o período da prestação. Para isso, basta marcar uma consulta com um gerente financeiro em um banco. 

8.    Não ter tempo!

O problema mais comum é provavelmente a falta de tempo. Para obter o empréstimo pessoal ideal, compare todos os tipos de empréstimos de cada banco. 

Mas nem todos podem liberar sua agenda por uma semana inteira para vasculhar todas as instituições. Depois de dois ou três, a maioria das pessoas acha que já vale a pena fechar algo. 

Gostou de saber mais sobre o empréstimo pessoal? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Deixe um comentário

Notícias

IPCA: você sabe o que é?

A inflação, medida por índices como o IPCA, é uma peça-chave para o governo, empresários e investidores, pois revela como os preços de produtos e serviços estão mudando. O IPCA é utilizado para ajustar salários, contratos e benefícios, sendo um indicador indispensável para quem precisa planejar o futuro e tomar decisões financeiras. Quer saber o […]

Read More
Notícias

Liquidez: você sabe o que é e qual a importância?

Quando se fala em investimentos, o primeiro pensamento costuma ser o retorno financeiro, ou seja, quanto dinheiro será possível ganhar a partir de determinada aplicação. No entanto, há um outro aspecto crucial que muitas vezes é negligenciado: o risco envolvido. E um dos maiores riscos que o investidor pode enfrentar está relacionado à liquidez, ou seja, à […]

Read More
diversificação de investimentos
Notícias

Diversificação de investimentos: conheça a importância

Para muitos iniciantes no mundo dos investimentos, a ideia de concentrar seus recursos em ativos que prometem altos retornos pode parecer a estratégia mais atraente. No entanto, essa abordagem frequentemente ignora a importância crucial da diversificação de investimentos. De fato, diversificar sua carteira é mais do que apenas uma prática recomendada; é uma estratégia fundamental para fugir dos […]

Read More