Investir em Bitcoins e outras criptomoedas têm sido o domínio de atuação de um grupo cada vez maior de investidores.
Este processo começou, graças as histórias sobre investidores muito jovens que conseguiram acumular uma grande quantidade de capital em um curto período de tempo.
Devido ao constante aumento de preço do Bitcoin, parece que todos estão subitamente interessados em criptomoedas.
Contudo, diante disso, algumas perguntas devem ser respondidas:
- É aconselhável comprar Bitcoins diretamente ou é melhor se orientar em uma das outras moedas digitais?
- Não é melhor investir em Litecoins, Ether ou em uma nova moeda digital, como o Ripple?
Neste sentido, com o conhecimento certo, você pode fazer suas próprias escolhas no mercado de criptomoedas.
Ao longo desse artigo, você saberá mais sobre as criptomoedas.
Agora é hora de investir em criptomoedas?
De fato, como os mercados estão se recuperando da crise sanitária dos dois últimos anos, pode ser interessante comprar criptomoedas agora. Isso porque, os preços estão realmente baixos e a tendência é que comecem a subir logo.
Bitcoin
Quando você pensa em criptomoeda, sem dúvida pensa imediatamente em Bitcoin (BTC). Essa moeda digital viu a luz do dia em 2009.
Satoshi Nakamoto (o pseudônimo do programador, ainda anônimo, que desenvolveu o Bitcoin) usou sua moeda criptografada para reverter a uma invenção de David Chaum.
Esse matemático americano inventou uma maneira de proteger sistemas de pagamento digital usando criptografia na década de 1980.
Deste modo, a criptomoeda é criptografada com um sistema baseado em criptografia. Por muitos anos, mensagens importantes foram secretamente criptografadas para que o inimigo não pudesse fazer nada se a mensagem fosse inesperadamente interceptada.
Assim sendo, a criptografia provou ser útil em muitas situações no passado.
Nas transações financeiras, não se trata de um inimigo de guerra, mas há interferência do banco e de outros órgãos centrais.
Como as criptomoedas são criptografadas, elas são anônimas e ninguém tem informações sobre as transações. Neste momento de crescente conscientização sobre nossa privacidade, muitas pessoas apelam para a ideia de uma moeda criptografada.
Só havia ainda um problema que Nakamoto tinha que resolver. Por causa do anonimato, a moeda digital poderia teoricamente ser emitida duas vezes pela mesma pessoa. Para resolver esse problema, Nakamoto inventou o banco de dados blockchain.
Com isso, todas as transações digitais são armazenadas neste banco de dados. Além disso, todos os computadores conectados contêm uma cópia para que o blockchain seja atualizado constantemente.
Graças à combinação de criptografia e banco de dados de blockchain, o Bitcoin se tornou o que é hoje: Uma moeda digital que é popular entre os defensores da privacidade e entre investidores que querem lucrar com a especulação das criptomoedas.
Invista em outras criptomoedas
Nas notícias econômicas é relatado regularmente sobre o Bitcoin. Os altos preços, a chance de um risco e, claro, as muitas análises de especialistas em finanças: todas as histórias foram contadas desde então.
Mas, de modo, geral, se você acompanhou bem as notícias, uma coisa se destacará imediatamente. Foram os primeiros investidores que ganharam muito dinheiro com o Bitcoin. Então, vale a pena trabalhar com previsão.
E, nesse aspecto, as outras criptomoedas oferecem perspectiva. Assim sendo, em vez de Bitcoins, você também pode investir em, por exemplo, Ether (ETH), Litecoin (LTC) ou Ripple (XRP).
Litecoin
De todos esses tipos, o Litecoin se assemelha mais ao Bitcoin. A moeda foi desenvolvida em 2011 como a versão mais leve do seu irmão mais velho Bitcoin.
A base do sistema é a mesma. Mas, o criador do Litecoin, Charlie Lee, achou importante que a moeda se tornasse menos exclusiva que o Bitcoin. O número máximo aqui não é, portanto, de 21 milhões, mas de 84 milhões.
Assim sendo, essa moeda digital pode certamente ser uma boa alternativa para os investidores. Devido às transações mais rápidas e aos custos mais baixos, mais e mais pessoas preferem o Litecoin ao invés do Bitcoin. E isso, é claro, é favorável ao preço da LTC.
Ether
Outra opção é investir em Ether. Essa moeda digital está vinculada à plataforma de software Ethereum, que também inclui a tecnologia blockchain. O russo Vitalik Buterin desenvolveu uma plataforma com o Ethereum que oferece muitas possibilidades.
Como é possível mexer no software, a plataforma pode ser usada para elaborar contratos, armazenar certificados de associação ou emitir ações e títulos.
Os investidores não estão muito interessados nas possibilidades do Ethereum, mas na moeda usada como método de pagamento na plataforma. O Ether é muito menos conhecido que o Bitcoin, mas certamente tem um futuro promissor no mercado das criptomoedas.
Ripple
Por fim, o Ripple certamente pertence à lista das criptomoedas. De fato, esta é uma rede monetária completa, com o nome completo Ripple Transaction Protocol (RTXP).
Essa rede permite que os usuários realizem transações de maneira rápida, segura e gratuita em todo o mundo.
Isso é feito com a moeda Ripple. A plataforma se concentra principalmente em grandes empresas e organizações. Bancos como o Santander, por exemplo, já estão suportando esta moeda digital.
Conclusão
Os investidores de sucesso têm duas coisas em comum: eles se atrevem a correr riscos e têm uma visão do mercado. Este último é especialmente importante se você estiver interessado em investir no mercado de criptomoedas.
Assim sendo, se você já conhece bem o mercado do Bitcoins, Litecoins, Ether, ou outra moeda digital, então, você está pronto para abrir uma conta com um corretor online. Aqui você negocia apenas o valor das criptomoedas sem realmente obter as moedas em sua posse.
Vale destacar que a maioria dos jovens milionários do Bitcoin começaram dessa maneira. Então, você deve seguir os passos deles.